quarta-feira, 13 de março de 2013

TENDÊNCIAS DO VAREJO GLOBAL E LOCAL

A primeira apresentação foi do mr. DAVE MARCOTTE - Vice presidente do Retail Insights, Kantar Retail

Pra fazer um grand resumo do que o Sr. Marcotte nos contou, o varejo tem 6 coisas pra monitorar agora e no futuro:

1. Crescimento da classe media – como pensam, consomem, mudam. A classe media ja está planejando seu futuro – "o futuro vai ser melhor se eu me planejar" – e acreditando no futuro vai se endividar e consumir mais crédito.
Isso acontece principalmente porque aumentou a segurança financeira, com a estabilidade na economia e o "salario garantido" no fim do mês. Mas a classe media sente que falta tempo – conveniência é muito importante - e também quer cada vez mais produtos e serviços melhores

2. Homem versus mulher – mudanças de papeis na família. As mulheres tem níveis mais altos de educação que os homens, e cada vez mais extrapola a família – papel  de influencia na sociedade e responsabilidade econômica

3. Consumo da força de trabalho. cada vez mais veremos uma terceirização da mão de obra, até de outros países, e ainda a presença cada vez maior de robôs e automatização nas estruturas de varejo. Um exemplo é a Kiva, empresa comprada pela Amazon, que tem robos pra cuidar do estoque.




4. Importância dos portos maritimos. O movimento é do litoral para o interior.
Como o transporte marítimo esta ficando mais rápido, mais barato e mais fácil de vender pro mundo inteiro. Os países como o Mexico estão aumentando e fortalecendo a infraestrutura portuária, inclusive construindo estradas pra abastecer melhor os portos

5. Grandes dadosAntes dados chegavam de uma fonte e eram guardados em um lugar, e gora vem de inúmeras fontes, devem ser usados e guardados os resultados. E os resultados se tornam dados. Como as redes sociais – as conexões vem de todos os lugares e tem as suas conexões que saem de outros lugares
ex. Linkedin maps


Esses são os contatos de uma pessoa, e os contatos desses contatos interligados... dá pra ter uma noção da encrenca.

6. Mobile – mkt to androids.
Como os devices estão mudando o dia a dia das pessoas. Hoje ja usamos o celular como gps e despertador. O Google lembra de tudo, ja ultrapassou o CI do mundo em 20x.
Ele mencionou o case do iButterfly, mas o mais legal é da Yihaodian virtual app – uma rede de supermercados chinesa que abriu 1000 lojas virtuais em um dia só por realidade aumentada – vejam, é muito bom.
(nao achei o video mas a matéria explica)




E o famoso case google glass, que esse ano deve virar realidade comercialmente falando – objetivo do google é ter controle das transações e do dinheiro – podemos ate converter moedas na hora e comprar em qualquer pais, se o pagamento for eletrônico, como via celular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário