domingo, 17 de março de 2013

O VAREJO DAS NOVAS GERAÇÕES

ADIDAS - TRANSFORMING RETAIL FOR A NEW GENERATION
CHRIS AUBREY

Mr Aubrey é na Adidas algo como "Diretor de Experiências nas Compras" (director cof commercial experience). Só isso já diz muito sobre como a Adidas está se preparando para os novos consumidores e seus hábitos de compra, digitais, conectados e interativos. Repare que ele nao é diretor de experienicas na loja, mas sim nas compras, aconteçam onde acontecerem.

Em 2005 a adidas abre loja-conceito no champs elysées. Era a mias moderna ca empresa até então, e tem um corredor com sensores pra testar a pisada e dá pra confeccionar um tênis personalizado, que você experimenta num espelho virtual com realidade aumentada – tudo isso antes de iphone e ipad. Vendia o dobro das outras lojas.

A tecnologia trouxe PR, diversão, engajamento e experiência.
Por outro lado foi cara, o cliente não entendia de primeira e não dava pra desdobrar pra outras lojas, caro e difícil manutenção.
Juntando esses desafios a uma oportunidade, criaram um case - o virtual footwear wall. Adidas tem 26 dos 27 modelos necessários pras olimpiadas, e a oportunidade era a olimpiada de Beijing.
Não da pra ter todos os modelos, em todos os tamanhos, em todas as lojas, então tinha paredes touchscreen, com tênis virtuais, que o consumidor podia ver, com detalhes e comprar pelo tablet ou celular.


A tecnologia mudou o mundo e está mudando o ponto de venda, seja ele onde for – o iphone revolucionou porque puxou a geração de smartphones, e trouxe o varejo pro bolso das pessoas, além da experiência – convida pra tocar a tela e sentir o produto.

A velocidade das inovações e do consumo de tecnologia e novidades por parte das pessoas está crescendo exponencialmente – facebook levou 3 anos pra ter 100 milhoes de usuários / angrybirds levou 18 meses

Com o consumidor no controle, ha a expectativa de comprar e ser atendido 24/7

Então lançaram adidas NEO - A loja fecha mas a vitrine é interativa, vc pode brincar com os manequins, e compra pelo mobile.



O QUE TAMBÉM ESTA MUDANDO
Velocidade de dados – experiências interativas serão cada vez melhores.
Social é um caminho sem volta – magazinevocê esta no caminho certo. E o mobile permite ações direcionadas por geolocalização, para publicos cada vez mais específicos, como este case da airwalk. Com realidade aumentada, a marca ofereceu um tenis de skate com edição limitada, somente para quem estava num parque com pista de skate.


Digital e lojas tem que ter uma relação simbiótica...



Shutl – entregas em 90 minutos.

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