“COMPRADOR LATINO”
ALFREDO HASSLOCHER - KANTAR
WORLDPANEL
SHOPPER TRIBES é uma pesquisa que escuta 8100 casas na américa latina, analizando seus comportamentos e atitudes em relação às compras.
Encontraram quatros “tribos”
baseado em gastos e expectativas:
Storm shopper – mais otimista / gasta menos - são famílias grandes, com mais idosos, já
estiveram melhor em outras épocas.
Sunshine shopper – mais otimista / gasta mais - gastam mais, estão tentando poupar,
orientados para o consumo, mas tem orçamento restrito
Freeze shopper – pessimista / gasta pouco
Raimbow shopper – pessimista / gasta muito - Gasta pouco mas deseja gastar, abertos ao
consumo, gostariam de consumir mais, e em geral gastam tudo que ganham.
Outras conclusões que o estudo trouxe:
- Família estendida eh maior na América latina que em outros países do mundo.
- Hábitos de compra tem principalmente 2 variáveis – budget e lista de
compras
- A lista ajuda a não gastar mais que pode ou que tem
- Uma promoção valiosa depende do preço e da quantidade
envolvida – o resto é secundário – os otimistas amam promoções de qualquer
natureza – os pessimistas só se importam com preço
- O que mais valorizam numa loja: Limpeza, preço, freshness e
agilidade (conveniência).
Concluindo, mr. Hasslocher recomenda cinco coordenadas pra o varejo se aproximar dos consumidores latam:
1.
Limpeza, preço, agilidade no caixa, frescor dos
produtos e variedade
2.
Seja otimista e positivo
3.
Ofereça oportunidades pra família estendida,
variedade de perfis no núcleo familiar
4.
Praticidade – variedade aonde precisa,
especificidade onde precisa
5.
Adaptar a promoção de acordo com o mercado –
volume, ou preço, forma de pagamento
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