quarta-feira, 13 de março de 2013

O COMPRADOR LATINO


“COMPRADOR LATINO”
ALFREDO HASSLOCHER - KANTAR WORLDPANEL

SHOPPER TRIBES é uma pesquisa que escuta 8100 casas na américa latina, analizando seus comportamentos e atitudes em relação às compras.

Encontraram quatros “tribos” baseado em gastos e expectativas:

Storm shopper – mais otimista / gasta menos - são famílias grandes, com mais idosos, já estiveram melhor em outras épocas.

Sunshine shopper – mais otimista / gasta mais - gastam mais, estão tentando poupar, orientados para o consumo, mas tem orçamento restrito

Freeze shopper – pessimista / gasta pouco

Raimbow shopper – pessimista / gasta muito - Gasta pouco mas deseja gastar, abertos ao consumo, gostariam de consumir mais, e em geral gastam tudo que ganham.

Outras conclusões que o estudo trouxe:
Família estendida eh maior na América latina que em outros países do mundo.
- Hábitos de compra tem principalmente 2 variáveis – budget e lista de compras
- A lista ajuda a não gastar mais que pode ou que tem
- Uma promoção valiosa depende do preço e da quantidade envolvida – o resto é secundário – os otimistas amam promoções de qualquer natureza – os pessimistas só se importam com preço
- O que mais valorizam numa loja: Limpeza, preço, freshness e agilidade (conveniência).

Concluindo, mr. Hasslocher recomenda cinco coordenadas pra o varejo se aproximar dos consumidores latam:

1.       Limpeza, preço, agilidade no caixa, frescor dos produtos e variedade
2.       Seja otimista e positivo
3.       Ofereça oportunidades pra família estendida, variedade de perfis no núcleo familiar
4.       Praticidade – variedade aonde precisa, especificidade onde precisa
5.       Adaptar a promoção de acordo com o mercado – volume, ou preço, forma de pagamento

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